Por Alison Hilton: Seja em vaso, cultivado singularmente no seu jardim, ou plantado num bosque, as oliveiras podem fazer uma adição maravilhosa a qualquer paisagem. São versáteis o suficiente para tolerar a seca e climas mais quentes, enquanto são frias e resistentes. Mas quais serão os melhores fertilizantes para oliveiras?
Estas árvores têm uma taxa de crescimento lenta e são de baixa manutenção, tornando-as ideais para jardineiros principiantes e especialistas.
A utilização de fertilizantes de alta qualidade para oliveiras irá beneficiá-las durante a sua época de cultivo e fornecer os nutrientes de que necessitam para prosperar e produzir uma colheita de incrível, mesmo que o seu solo esteja em falta.
Já experimentei vários fertilizantes de oliveira no mercado e encontrei alguns que funcionam melhor. Todos deram às minhas árvores o empurrão extra que precisavam para prosperar. Vou partilhar todas as minhas descobertas neste artigo, bem como explicar onde, como e quando precisar fertilizar estas belezas antigas para o melhor efeito.
Melhores Fertilizantes para Oliveira
Se está com pressa e quer encontrar o melhor fertilizante para a sua oliveira, aqui estão os dois melhores produtos que recomendo. Ambos trabalharam bem dentro do meu jardim, e fiquei satisfeito com a forma como as minhas oliveiras se beneficiaram.
Melhor Fertilizante Orgânico
Down To Earth Tree & Shrub Fertilizer 4-2-4
Ingredientes 100% naturais para a folhagem vibrante e proteção contra as tensões ambientais para todas as fases do crescimento da oliveira.
Miracle-Gro Performance Organics Edibles 7-6-9
Alimentação totalmente versátil e espalhada para o seu jardim. Promove raízes saudáveis, crescimento vigoroso da folhagem e uma colheita abundante.
Escolher o melhor fertilizante para oliveiras
Como todas as árvores, as oliveiras precisam de requisitos específicos para prosperar. Selecionar o produto certo pode ajudar a estabelecer crescimento na plantação e manter a sua árvore saudável durante anos. As oliveiras crescem melhor com um fertilizante equilibrado. Assim, escolher um produto de fertilizante que ofereça uma quantidade uniforme de azoto, fósforo e potássio produzirá os melhores resultados.
No entanto, o equilíbrio adequado necessário para a sua oliveira dependerá da sua idade, do ciclo de crescimento atual e das suas atuais condições do solo.
Por exemplo, ao utilizar misturas de fertilizantes em oliveiras jovens, deve misturar porções de 1 onça por mês no solo e regar bem. Alternativamente, as oliveiras maduras e estabelecidas podem utilizar uma mistura de 2 onças com composto no início da época de cultivo.
Melhores Fertilizantes para Oliveiras
Rácio N-P-K de fertilizante de oliveira
N-P-K é um acrónimo para azoto, fósforo e potássio. Estes macronutrientes estão contidos em todos os fertilizantes em percentagens variadas, dependendo das necessidades específicas de uma planta. Para as oliveiras, você está idealmente procurando um equilíbrio de todos os três nutrientes ou uma distribuição próxima dos mesmos.
Os produtos que apresentem 4-4-4, 16-16-16, ou similares terão um equilíbrio destes três elementos. O número é uma indicação da relação percentual desses nutrientes.
Quanto maior for o número, maior a concentração de nutrientes. Por exemplo, 4-4-4 fertilizantes contêm 4% de azoto, fósforo e potássio. Os adubos 16-16-16 contêm 16% cada.
PH do solo de oliveira e absorção de nutrientes
A acidez do solo neutro situa-se num pH de 7, onde quanto maior for o número, mais alcalino será o solo, e as baixas medições mostram uma composição mais ácida do solo.
Embora as oliveiras sejam incrivelmente versáteis, prosperam melhor com uma gama de pH do solo de 6,5 a 8,5. A sua maior absorção de nutrientes ocorre entre março e maio, embora continuem a extrair do solo até à colheita em outubro.
Adubo Granular Vs. Líquido
Existem algumas distinções entre fertilizantes granulares e líquidos de oliveiras. Vamos ver os detalhes para determinar qual a aplicação que melhor se adequa à sua situação.
Os fertilizantes granulares vêm em forma de pellet que precisa de ser polvilhado ou transmitido em torno do solo da árvore. Estes são fertilizantes de libertação lenta. Começam a distribuir nutrientes no solo assim que se molham e continuam a decompor-se gradualmente durante um período de semanas ou meses, dependendo do produto e da absorção de nutrientes da planta.
Os fertilizantes granulares têm uma vida útil mais longa, são mais baratos do que os fertilizantes líquidos, e são simples de usar, tornando-os uma escolha fantástica para muitos jardineiros.
Os fertilizantes líquidos vêm em duas aplicações distintas, concentrados ou em spray. Ambos os tipos entram no solo quase instantaneamente, fornecendo nutrientes ao sistema radiculado muito mais rapidamente em comparação com os grânulos.
Concentrado líquido ou spray
Os adubos de concentrado líquido podem ser aplicados diretamente a partir do frasco numa fórmula pronta a usar ou precisarão de diluição com água – se forem comprados como concentrados.
Ambos os itens funcionam bem quando você precisa de um fertilizante de ação rápida frequentemente quando você tem uma oliveira doente ou se você precisa resolver uma deficiência de nutrientes rapidamente.
O lado negativo dos fertilizantes líquidos é o seu potencial de se espalhar podendo se tornar perigoso para fontes de água próximas. Uma vez que são absorvidos no solo instantaneamente e absorvidos rapidamente, precisam de ser aplicados com mais frequência quando comparados com fertilizantes de libertação lenta, como grânulos ou picos.
Grânulos de fertilizante
Os grânulos são pequenos pellets de fertilizante que são espalhados no chão uniformemente em torno da linha de gotejamento da árvore ou misturados no solo durante a plantação. São fáceis de usar, armazenam por longos períodos e são mais acessíveis do que outras opções de fertilizantes.
Esta opção de libertação lenta é ótima para árvores e plantas que não requerem muita fertilização, porque muitas vezes apenas uma aplicação irá fornecer nutrientes suficientes para toda a temporada, se não para o ano.
Picos de fertilizante
Os picos de fertilizantes são uma alternativa aos grânulos para um fertilizante de ação lenta para as oliveiras. Estes fertilizantes foram moldados para formar um ‘pico’. Exigem que o utilizador os insira no solo na base da sua árvore ou planta.
Muitos jardineiros desfrutam da falta de confusão e da conveniência dos picos – basta inserir e ir sem risco de escoamento, cheiro ou resíduo deixado por limpar. Tal como os grânulos, árvores que não precisam de muitos nutrientes, como as oliveiras, podem só necessitar de receber uma aplicação de picos ao longo do ano.
Uma palavra de precaução, no entanto, é porque as oliveiras têm raízes superficiais, os jardineiros devem ter cuidado extra ao inserir estes picos no solo para evitar o risco de danificar a estrutura da raiz.