Por Ben Hilton: Escolher o melhor corta-relvas a gasolina parece uma tarefa simples. Há mais de duas décadas que experimento e testei cortadores de relva e vi a indústria crescer.

A competição é ótima, mas a maioria dos cortadores de empurrar modernos oferecem características semelhantes, por isso não é tão fácil escolher as verdadeiras joias.

O momento em que te apercebes o que compraste vem quando estás a subir, a ajustar a tua velocidade, e reparas que o saco está cheio de relva e precisa de uma mudança rápida. De repente, apercebemo-nos de que o sistema de autopropulsão, a libertação fácil do saco e o cabo resistente são salva-vidas.

Melhores cortadores de relva movidos a gás

Se tiver pouco tempo, confira os 3 melhores cortadores de relva movidos a gás. Selecionei o meu melhor em termos globais com base na sua função 3 em 1 e na sua excelente fiabilidade. Incluí um cortador toro de 30 polegadas para relva muito grande. Além disso, incluindo uma ótima opção por menos de $350 que ainda tem uma fantástica variedade de funcionalidades para o dinheiro.

Honda 21-In Nexite Deck Gás 4-em-1 Versamow

Se você quiser uma relva de topo plana perfeitamente nivelada com ou sem adubo, confie no motor GCV200 personalizado da Honda alimentando Versamow.

Toro TimeMaster 30 In. 223cc Cortador a Gás

Briggs & Stratton trazem um motor de 223cc alimentando lâminas gémeas numa convés de 30 polegadas. Fácil de subir colinas e cortar grandes terrenos.

Artesão M125 21-In 163cc Cortador a Gás

Tudo o que os cortadores mais caros fazem, só que sem os sinos e assobios? Um cortador de qualidade 3 em 1 abaixo de $350.

Escolher um cortador movido a gás

Muitos fatores entram no processo de seleção. Não se deixe levar pelo número de cortadores de relva no mercado. Basta ter em consideração quais as características ou funções que irão funcionar melhor para si e para o seu trabalho no relvado. Lembra-te, no fim do dia estás a cortar relva.

Assim, o seu tamanho de relva importa, pois isto determinará o tamanho do convés do seu cortador de relva e terá influência sobre se você escolhe ou não um modelo autopropulsionado. A energia do motor importa, mas apenas na medida em que planeia trabalhar com o cortador de relva. Subindo colinas cortando grama molhada, então sim, vai precisar de binário sério. Mas fora isso, todos os cortadores da minha lista abaixo serão perfeitos para uso geral. Finalmente, precisa de uma opção de adubamento… se sim, então, cuidado com os cortadores do tipo 3 em 1 que podem adubar, ensacar e possuem uma descarga lateral!

Dito isto, vamos entrar em alguns detalhes e desvendar cada um destes tópicos que moldarão a sua decisão final sobre o melhor cortador de gás para as suas necessidades pessoais.

Tamanho da relva e do terreno

Quer acredite que cortar relva pode ser técnico ou não, deixe-me dizer-lhe que escolher um cortador baseado no tamanho da relva e terreno pode ser bastante detalhado.

Para simplificar, gosto de dividir os fatores que levam à minha compra em cinco categorias – tamanho da relva, terreno, cortador de empurro, cortador elétrico, e em cortadores de relva de rotação zero.

Mesmo que o tópico aqui seja cortador de empurrar e autopropulsionados, estou a incluir toda a lista porque há tantos terrenos diferentes, independentemente do tamanho da relva.

A próxima coisa que eu gosto de fazer é pensar na minha área como um quarto, metade, três quartos, ou campo de futebol completo. Um campo de futebol é uma área bastante grande para cortar igual a 1,32 hectares. A maioria das pessoas não têm relvados tão grandes.

Melhor Corta-Relvas a Gasolina

Melhor Corta-Relvas a Gasolina

O próximo fator é, independentemente do tamanho, que tipo de terreno tem?

Nível e claro – Cortador de empurro

Pequenas colinas e algumas manchas ásperas – Cortador de empurro

Colinas moderadas e terreno acidentado – Cortador elétrico

Grandes colinas e terreno acidentado – Cortadores de relva de rotação zero

A aspereza do seu terreno é muito subjetiva em termos de descrição humana, mas os cortadores têm limites claros. Cortadores de relva não cortam certas partes de terreno acidentado.

A parte mais fácil da decisão vem quando se julga a área. Se determinar que tem metade de um campo de futebol ou menos, não deverá ter problemas com um cortador de relva de empurro ou autopropulsionado. Se o seu cortador de relva oferecer movimento autopropulsionado, e a sua terra for um pouco mais de metade de um campo de futebol, provavelmente encontrará o trabalho manejável.

Com mais de metade e até três quartos de um campo de futebol, mude para um cortador de relva autopropulsionado ou montado.

Começando em três quartos de um campo de futebol e para cima, um cortador de relva de rotação zero é ideal.

Cortador de empurrar a gás vs elétrico

Sei que está aqui para verificar os melhores cortadores de relva, mas parece-me contraditório não abordar o debate entre gás e eletricidade.

Há muitas considerações quando se compara o gás e o elétrico, como o peso e as peças de substituição. No entanto, as duas considerações mais importantes têm de ser a potência do motor ou do mecanismo e o tempo de funcionação do combustível ou da bateria. Permitam-me, portanto, que comece por tratar desta questão primeiro.

Quando estás a pensar em ir a gás ou elétrico o que realmente queres saber é como é que a saída de energia se compara. Na verdade, é complicado. Como os motores elétricos são medidos em Volts ou Amps, enquanto os motores são avaliados em cc ou para potência de potência Horse Power (hp).

Também temos a complexidade de como as máquinas são construídas e que funções auxiliares no cortador estão a basear-se na potência do motor. Portanto, não há uma comparação simples a se usar quando se olha para o “mundo real” da potência de um cortador de relva elétrico vs de um cortador a gás, quando em uso.

A única verdadeira comparação para as duas opções seria comparar a potência de cavalos, mas os fabricantes de cortadores de relva elétricos tendem a declarar Max Torque e não Horse Power. Max Torque é a potência de um motor em estado estático, não quando está a ser utilizada uma carga.

Se estou a ser cínico… e eu sou… a razão pela qual os fabricantes de cortadores elétricos não publicam a potência na Horse Power deve-se a cortadores elétricos não são tão poderosos como um cortador de relva movido a gás quando está carregado, ou por outras palavras, cortar o seu relvado ou ser empurrado para cima de uma colina.

Na minha experiência, o gás vai ultrapassar a energia elétrica na maioria dos casos, especialmente em situações em que é preciso recorrer um pouco mais de oomph.

Potência do motor (Hp)

Os cortadores a gás criam a sua reputação através da fiabilidade e longevidade dos seus motores. Marcas familiares vêm à mente como Briggs & Stratton, Honda e Kawasaki como alguns dos fabricantes premium que provaram a sua qualidade ao longo de muitos anos de uso.

Um motor a gás mais potente mostrará o seu valor. O tamanho do motor ou a capacidade cúbica ‘cc’ não estão diretamente correlacionados com a potência do motor, mas é geralmente o caso de que quanto maior for o motor, maior é a potência.

Se sabe que vai enfrentar alguns desafios no seu relvado, e quer ter certeza de ter um cortador suficientemente poderoso para fazer o trabalho, faça o jogo seguro – escolha a energia do gás.