Num mundo empresarial tão competitivo quanto aquele em que vivemos atualmente, o branding de uma empresa e respetivas estratégias promocionais são pura e simplesmente fundamentais.

Entre a miríade de táticas de marketing, os brindes publicitários mantêm o seu lugar de destaque; estes não são meros objetos – são experiências, memórias e, sobretudo, uma ponte que liga as empresas aos respetivos públicos-alvo.

Uma das marcas predominantes deste setor (e que aspira liderar o mercado de brindes europeu) é, precisamente, a Gift Campaign.

A ascensão do merchandising ético

A onda de sustentabilidade que nos domina neste momento está a reformular todo o género de indústrias, sendo que o mercado de brindes publicitários não é exceção.

O merchandising amigo do ambiente (de que são exemplo canetas e cadernos produzidos a partir de papelão reciclado, embalagens de algodão ecológico ou camisas concebidas com base em plástico reciclado) tem vindo a registar um nível de popularidade cada vez mais alto.

Algo que está a adquirir um nível de igual relevância é o merchandising criado a partir de matérias-primas certificadas, sublinhando a importância de relações comerciais éticas entre produtores e consumidores.

O resultado destas práticas de produção não se traduz apenas sob a forma de artigos (ou brindes) promocionais – mais do que isso, as práticas em causa representam o compromisso de uma marca para com as suas responsabilidades ambientais e sociais.

Uma visão mais aprofundada: à conversa com Diederik De Koning

De forma a podermos obter perspetivas de peso relativamente a este mercado em evolução, falámos com Diederik De Koning, presidente executivo da Gift Campaign – uma pioneira do setor promocional e publicitário.

O que é a Gift Campaign?

A Gift Campaign foi idealizada como sendo o espaço perfeito para compradores de brindes empresariais/corporativos; a marca combina a abordagem centrada nas pessoas de outrora, em que as empresas dependiam de catálogos impressos, com a eficiência do comércio online da atualidade.

O objetivo é tornar a experiência de compras mais simples, eficiente e pessoal; a Gift Campaign orgulha-se de poder oferecer um vasto catálogo, preços competitivos, produtos de alta qualidade, serviços de entrega rápida e técnicas de branding modernas.

A génese da Gift Campaign

O percurso desta marca começou em 2014, quando Diederik e o seu sócio, Oriol Badia, identificaram um extenso potencial para inovar o setor dos brindes publicitários.

A sua abordagem inicial consistiu na criação de uma loja dedicada à venda de pens USB personalizadas; à medida que a sua filosofia e os seus valores únicos se foram repercutindo pelo público, o negócio expandiu-se a canetas e, posteriormente, a canecas publicitárias.

O culminar deste empreendimento foi a criação do site da Gift Campaign – o destino por excelência de todos os que procuram satisfazer as suas necessidades publicitárias.

Crescimento ao longo dos anos

Desde que foi criada, a Gift Campaign tem seguido uma trajetória absolutamente notável; o seu crescimento levou a que a marca se expandisse para Itália (em 2018), França (em 2019), Portugal (em 2020) e Países Baixos (em 2021).

De uma modesta equipa de cinco pessoas, a empresa passou a contar com 40 colaboradores, o que reflete a visão e o compromisso da parte da Gift Campaign.

Este incremento foi-se tornando substancial ao longo do tempo, com 13 colaboradores em 2018 e 22 em 2019, duplicando posteriormente, em 2021.

Embora 2020 tenha apresentado consideráveis obstáculos, a equipa por detrás da Gift Campaign recusou-se a cruzar os braços – pelo contrário, todos se adaptaram às circunstâncias, simultaneamente reafirmando o seu compromisso para com o apoio ao cliente e mantendo a sua intenção de continuar a crescer.

Objetivos para 2024 e mais além

A empresa continua plenamente focada na inovação da sua plataforma, na inclusão de novos produtos, na melhoria da experiência do utilizador e na prospeção do mercado, pelo que 2024 tem de tudo para ser um excelente ano para a Gift Campaign, particularmente tendo em conta que, ao longo de 2022 e 2023, o setor dos brindes publicitários acabou por se estabilizar, depois de perto de dois anos especialmente desafiantes.

Produtos mais procurados

Apesar de todos os artigos possuírem um valor especial, Diederik sublinhou o aumento da procura por merchandising ecológico.

Os consumidores têm vindo a mostrar cada vez mais a sua gratidão para com empresas que comercializam produtos amigos do ambiente.

Além do mais, a venda de produtos criados a partir de matérias-primas certificadas destaca a dedicação da Gift Campaign para com a sustentabilidade ambiental e social.

Em conclusão

No expansivo mundo do merchandising publicitário, a Gift Campaign surge sob a forma de um farol, representando muito mais do que os seus produtos.

A sua dedicação à qualidade, à sustentabilidade e ao apoio ao consumidor faz com que a marca assuma rapidamente uma posição de liderança no mercado de brindes europeus.

O seu percurso é inspirador e sublinha a importância de sabermos adaptar-nos, de inovar e de manter o foco nos consumidores em todas as instâncias.