Aproxima-se um dos dias do ano mais esperados pelos retalhistas portugueses: a Black Friday.

Em 2022, este “santo graal” das compras calha no dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês e promete, tal como em anos anteriores, um avultado volume de compras e acessos a lojas online por parte dos consumidores lusos.

De acordo com um recente estudo da Google Portugal, 7 em cada 10 portugueses tencionam aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday e que destes, 59% afirmaram procurar informação online antes de partir para a realização da compra.

Dados estes que acabam por trazer para cima da mesa a necessidade de os negócios online se prepararem convenientemente para irem ao encontro das necessidades dos consumidores.

Como preparar o seu negócio online para vender mais na Black Friday 2022?

Como ir ao encontro daquilo que os clientes procuram e vender mais durante a Black Friday? É o que lhe explicaremos já de seguida.

Apostar em meios de pagamento ajustados à necessidade dos consumidores

O alto volume de transações esperado para a Black Friday 2022 irá colocar a sua loja online sob grande pressão, em especial no que aos pagamentos diz respeito.

De modo a diminuir o atrito no checkout (finalização de compra com o pagamento) e evitar carrinhos de compra virtuais abandonados, aconselhamos a que aposte em meios de pagamento modernos e ajustados não só às necessidades dos clientes, como também à natureza do seu negócio online.

Por exemplo, se vender online sem site aproveitando os marketplaces das redes sociais, encontre no inovador REDUNIQ@Payments, uma solução que simplifica todo o processo de pagamentos à distância em termos de tempo e custos.

Desenvolvido pela REDUNIQ, especialista no desenvolvimento de soluções de pagamentos online em Portugal, o REDUNIQ@Payments é uma solução pronta a usar,  que lhe vai permitir receber pagamentos online por link através de e-mail, SMS e WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY e com cartões, Visa e Mastercard e, consequentemente, captar mais clientes para o seu negócio digital.

Já se é um retalhista com uma loja digital profissional, a solução pode passar pelo REDUNIQ E-Commerce.

Esta solução desenvolvida a pensar em negócios online que processam um grande volume de transações em simultâneo vai permitir que o seu site, através de um processo de integração simples, aceite pagamentos online com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, referência Multibanco e MB WAY.

Invista em Marketing Digital

Apesar de ainda faltarem algumas semanas para a Black Friday, é importante que comece a aumentar a visibilidade do seu negócio online junto dos potenciais clientes.

Isto passará, obrigatoriamente, por uma série de ações de Marketing Digital onde sobressaem:

  • o e-mail marketing (forma de dirigir campanhas e promoções personalizadas diretamente ao cliente através do e-mail);
  • tráfego pago (Facebooks Ads, Google Adwords ou links patrocinados, para ganhar visibilidade nos motores de pesquisa);
  • criação de conteúdos para as redes sociais antes, durante e mesmo depois da Black Friday, uma vez que para alguns negócios, especialmente os que vendem online sem site, as redes sociais são a única e grande forma de comunicação entre a marca e os clientes.

Personalize e simplifique a jornada de compra

Para além dos meios de pagamento e do marketing, uma das peças fundamentais a trabalhar para que venda mais na Black Friday passa, sem dúvida, pela personalização e simplificação da experiência de compra do cliente.

Das muitas alterações que a pandemia veio promover nas nossas vidas, os hábitos de consumo foram uma das mais marcantes tendo originado consumidores mais exigentes no que toca à personalização da sua jornada de compra.

Por isso, procure analisar e interpretar os dados comportamentais do seu cliente-tipo de forma a oferecer a quem visita a sua loja online um serviço de qualidade superior em todas as etapas da jornada de compra.

A esta análise comportamental que lhe vai poder perceber, entre outras coisas que produtos são mais vendidos, ticket médio (valor médio pago em cada compra), reclamações mais recorrentes ou que meio de pagamento é o mais utilizado, dê um boost ao seu serviço de apoio ao cliente, por exemplo com a introdução de chatbots que possam responder a perguntas sobre os produtos que vende ou mesmo reclamações.

Por último, para que a jornada de compra seja ainda mais satisfatória para o seu cliente, procure dar uma nova imagem à apresentação dos seus produtos no site com a introdução de realidade virtual.

Investir em SEO (Search Engine Otimization)

Da mesma forma que todos os negócios físicos querem estar na rua mais movimentada para assim garantirem uma maior visibilidade, para que um negócio online venda mais interessa-lhe estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa nos motores de pesquisa, como o Google.

Para que isso aconteça, aconselhamos a que invista em boas práticas de SEO para que o conteúdo útil que produzir possa captar mais e mais consumidores.

Otimize o seu site para dispositivos mobile

De acordo com relatório Digital 2022: Global Overview Report, os portugueses despendem, em média, 8 horas por dia na internet, das quais correspondem a navegação via telemóveis (70,7% Android, 28,7% IOS), e 4h30 via computadores e tablets.

Se a isto juntarmos o facto de cerca de 5 milhões de portugueses fazerem compras online, rapidamente se percebe que os retalhistas com presença online devem procurar otimizar os seus sites para dispositivos móveis de modo a exponenciarem as suas vendas não só na Black Friday, mas também durante todo o ano.

Dê uma atenção especial à Logística de entrega

Pegando novamente no relatório Digital 2022: Global Overview Report, 74,5% dos cinco milhões de portugueses que fazem compras online, encaram como fator decisivo para completar uma compra online, as entregas gratuitas.

Quando estiver a desenhar a sua estratégia logística de entrega tenha isto em mente, bem como a rapidez e confiabilidade dos seus parceiros de entregas, caso os tenha, ou da sua equipa de entregas.