Quando se trata da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para um novo site, pode ser um processo intimidante devido à quantidade de informações disponíveis.

Não importa se é novo em SEO, qualquer pessoa pode começar com as dicas presentes neste guia. 

O que é SEO e qual é a sua importância?

O SEO é a prática de otimizar as páginas de um site para aumentar a sua visibilidade, de forma orgânica, nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

A aplicação das práticas de SEO traz inúmeras vantagens para qualquer negócio:

  • Gera mais tráfego;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Gera maior retorno de investimento (ROI);
  • Gera credibilidade e autoridade;
  • É um fator competitivo.

Continue a ler e aplique as melhores dicas de SEO para iniciantes.

Dicas de SEO para iniciantes

1.    Escolha as palavras-chave certas

A pesquisa de palavras-chave é um dos passos mais importantes de uma estratégia de SEO.

Deve-se concentrar em palavras-chave de cauda longa ( long tail keyword), pois são mais específicas e têm menos concorrência. Use-as com moderação ao longo do conteúdo porque não vai querer que o conteúdo pareça artificial e forçado.

2.    Priorize os dispositivos móveis

Segundo o Estatista, os dispositivos móveis ocupam 63% das visitas orgânicas aos mecanismos de pesquisa. 

À medida que os dispositivos móveis se tornam cada vez mais populares, é importante garantir que o seu site é otimizado para o tráfego proveniente deste meio de pesquisa.

O layout do seu site deve ser responsivo, especialmente compatível com dispositivos moveis, para oferecer uma experiência positiva ao usuário.

3.    Otimize as imagens

A otimização de imagens é um fator importante para a velocidade do seu site e para a compreensão dos mecanismos de pesquisa.

Existem vários fatores a ter em consideração quanto à otimização de imagens:

  • Certifique-se que os tamanhos das imagens são os menores possíveis, sem que percam qualidade, para levarem menos tempo a carregar.
  • Escolha o formato de arquivo correto- JPEGs são melhores para fotos, enquanto PNGs e GIFs são melhores para imagens com textos ou linhas.
  • Não se esqueça de incluir palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagem e no texto alternativo.

4.    Melhore a velocidade da página

A velocidade da sua página é um dos fatores mais importantes de classificação do Google desde 2018. Por outro lado, também afeta a experiência do usuário.

Se um site demorar mais do que poucos segundos a carregar, é provável que o usuário rejeite o site para a concorrência e aumente a taxa de rejeição.

Escolher a hospedagem certa, comprimir imagens e utilizar plug-ins de velocidade são algumas das formas de melhorar a velocidade de um site.

5.    Atualize conteúdo antigo

Publicações antigas nos blogs podem perder-se nos arquivos, mas isso não significa que o Google as tenha esquecido. Se atualizar as páginas existentes, melhorará a classificação de SEO e o desempenho do seu site.

Deve priorizar a atualização de páginas com alto tráfego, mas baixa conversão, ou baixo tráfego, mas alta conversão.

6.    Obtenha links para o seu site

A construção de links (link building) é indispensável para melhorar a autoridade do seu domínio e é um fator de classificação muito importante para o Google.

É importante não só a quantidade, mas também a qualidade dos links. Se um site de qualidade se vincular à sua página, o Google perceberá a sua página como autoridade nesse tópico.

7.    Entenda a intenção do usuário

A pesquisa de palavras-chave não é apenas encontrar aquelas que têm maior volume de pesquisa, também deve ter em conta a intenção dos usuários.

A intenção pode ser transacional em que o usuário deseja comprar um produto ou serviço, informal em que o usuário procura por informações ou navegacional em que o usuário deseja ir para um site específico.

Se compreender a intenção dos usuários saberá quais palavras-chave que deve trabalhar.

8.    Escreva naturalmente

Os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais evoluídos e recompensam sites com conteúdo valioso e envolvente.

As novas atualizações do algoritmo estão focadas na experiência do usuário, em que a qualidade se sobrepõe à quantidade.

Por isso, deve escrever primeiro para pessoas e não apenas para os motores de pesquisa.

O SEO pode ser uma tarefa complexa, tendo em conta que existem mais de 200 fatores de classificação. Mas se começar por colocar em prática estas dicas irá ver mudanças positivas a longo prazo.

Deixar este serviço nas mãos de uma agência de SEO pode ser uma grande ajuda para que se concentre noutras tarefas.