Quando se trata da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para um novo site, pode ser um processo intimidante devido à quantidade de informações disponíveis.
Não importa se é novo em SEO, qualquer pessoa pode começar com as dicas presentes neste guia.
O que é SEO e qual é a sua importância?
O SEO é a prática de otimizar as páginas de um site para aumentar a sua visibilidade, de forma orgânica, nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).
A aplicação das práticas de SEO traz inúmeras vantagens para qualquer negócio:
- Gera mais tráfego;
- Melhora a experiência do usuário;
- Gera maior retorno de investimento (ROI);
- Gera credibilidade e autoridade;
- É um fator competitivo.
Continue a ler e aplique as melhores dicas de SEO para iniciantes.
Dicas de SEO para iniciantes
1. Escolha as palavras-chave certas
A pesquisa de palavras-chave é um dos passos mais importantes de uma estratégia de SEO.
Deve-se concentrar em palavras-chave de cauda longa ( long tail keyword), pois são mais específicas e têm menos concorrência. Use-as com moderação ao longo do conteúdo porque não vai querer que o conteúdo pareça artificial e forçado.
2. Priorize os dispositivos móveis
Segundo o Estatista, os dispositivos móveis ocupam 63% das visitas orgânicas aos mecanismos de pesquisa.
À medida que os dispositivos móveis se tornam cada vez mais populares, é importante garantir que o seu site é otimizado para o tráfego proveniente deste meio de pesquisa.
O layout do seu site deve ser responsivo, especialmente compatível com dispositivos moveis, para oferecer uma experiência positiva ao usuário.
3. Otimize as imagens
A otimização de imagens é um fator importante para a velocidade do seu site e para a compreensão dos mecanismos de pesquisa.
Existem vários fatores a ter em consideração quanto à otimização de imagens:
- Certifique-se que os tamanhos das imagens são os menores possíveis, sem que percam qualidade, para levarem menos tempo a carregar.
- Escolha o formato de arquivo correto- JPEGs são melhores para fotos, enquanto PNGs e GIFs são melhores para imagens com textos ou linhas.
- Não se esqueça de incluir palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagem e no texto alternativo.
4. Melhore a velocidade da página
A velocidade da sua página é um dos fatores mais importantes de classificação do Google desde 2018. Por outro lado, também afeta a experiência do usuário.
Se um site demorar mais do que poucos segundos a carregar, é provável que o usuário rejeite o site para a concorrência e aumente a taxa de rejeição.
Escolher a hospedagem certa, comprimir imagens e utilizar plug-ins de velocidade são algumas das formas de melhorar a velocidade de um site.
5. Atualize conteúdo antigo
Publicações antigas nos blogs podem perder-se nos arquivos, mas isso não significa que o Google as tenha esquecido. Se atualizar as páginas existentes, melhorará a classificação de SEO e o desempenho do seu site.
Deve priorizar a atualização de páginas com alto tráfego, mas baixa conversão, ou baixo tráfego, mas alta conversão.
6. Obtenha links para o seu site
A construção de links (link building) é indispensável para melhorar a autoridade do seu domínio e é um fator de classificação muito importante para o Google.
É importante não só a quantidade, mas também a qualidade dos links. Se um site de qualidade se vincular à sua página, o Google perceberá a sua página como autoridade nesse tópico.
7. Entenda a intenção do usuário
A pesquisa de palavras-chave não é apenas encontrar aquelas que têm maior volume de pesquisa, também deve ter em conta a intenção dos usuários.
A intenção pode ser transacional em que o usuário deseja comprar um produto ou serviço, informal em que o usuário procura por informações ou navegacional em que o usuário deseja ir para um site específico.
Se compreender a intenção dos usuários saberá quais palavras-chave que deve trabalhar.
8. Escreva naturalmente
Os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais evoluídos e recompensam sites com conteúdo valioso e envolvente.
As novas atualizações do algoritmo estão focadas na experiência do usuário, em que a qualidade se sobrepõe à quantidade.
Por isso, deve escrever primeiro para pessoas e não apenas para os motores de pesquisa.
O SEO pode ser uma tarefa complexa, tendo em conta que existem mais de 200 fatores de classificação. Mas se começar por colocar em prática estas dicas irá ver mudanças positivas a longo prazo.
Deixar este serviço nas mãos de uma agência de SEO pode ser uma grande ajuda para que se concentre noutras tarefas.