O comércio a retalho na União Europeia está bem e recomenda-se. Pelo menos, é essa a conclusão que podemos retirar das mais recentes estimativas do Eurostat. De acordo com este barómetro, em outubro de 2023, o volume de faturação do comércio a retalho, no conjunto dos países da União Europeia, registou um aumento de 0,3% face ao mês anterior.

Em termos setoriais, o volume de faturação dos negócios ligados aos produtos não alimentares foi o que acabou por sofrer o aumento mais significativo ao registar um crescimento de 1%. Ainda no registo positivo, é de sublinhar que, apesar dos aumentos substanciais no preço dos combustíveis, este setor acabou por registar um crescimento de 0,1%.

No polo oposto, encontramos o setor dos alimentos, bebidas e tabaco, que acabou o mês com uma perda de 0,8% em termos de volume de faturação.

Já no que diz respeito à performance do comércio a retalho por país, os grandes vencedores do mês de outubro foram a Croácia, com um crescimento de 3,1%, seguida dos Países Baixos, com 2,4%, e Eslováquia, com 1,9%. Portugal e Espanha acabaram por registar uma diminuição de 0,4% no período em análise.

Retalho em Portugal: Volume de faturação cresce em novembro de 2023 face ao período homólogo de 2022

Mais próximo da realidade dos retalhistas nacionais pela sua ligação direta aos dados transacionais do setor, o relatório REDUNIQ Insights (solução de conhecimento da UNICRE) sobre a variação homóloga da faturação em Portugal diz-nos que, no passado mês de novembro, o volume de faturação do retalho cresceu 2,3% quando comparado com o mesmo período do ano transato.

Entre outros fatores, este aumento do volume de faturação em Portugal está ligado ao aumento de 5,3% no número de consumidores, percentagem que terá na Black Friday e nas compras de Natal antecipadas o seu grande catalisador.

Em termos setoriais, os eletrodomésticos & tecnologia foram os que registaram a melhor performance, com um crescimento de 6,7%, seguidos dos acessórios automóveis, com 3,1%, da moda, com 1,8%, e dos cabeleireiros, com 0,3%. Quem mais perdeu acabou por ser o setor da saúde, com uma quebra de 13,2%, seguido da restauração (-6,1%) e do retalho alimentar (-5,1%).

Já quanto às regiões do país, o crescimento foi transversal, mas acabou por ser mais significativo na Área Metropolitana de Lisboa (+4,5%), na Madeira (+2,2%) e no Algarve (2,1%). De referir que o retalho do Norte do país foi o que registou um crescimento mais anémico, com “apenas” 0,2%.

Contactless reforça lugar de destaque no crescimento da faturação do retalho nacional

Segundo o relatório semestral REDUNIQ Insights sobre o panorama transacional português no primeiro semestre de 2023, o contactless tem já um peso de 62% na faturação do retalho nacional, mais 6% do que no final de 2022 e mais uns espantosos 56% do que em 2019.

Em termos do peso dos pagamentos contactless nas transações, o crescimento desta tecnologia vai ainda mais além com 80% no final do 1.º semestre de 2023, o que significa um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022 e mais 64% do que em 2019.

A justificação para este facto, de acordo com o relatório, prende-se com o “aumento desta opção como meio de pagamento durante o período da pandemia” e pela forma como, desde então, “esta opção se democratizou como forma de pagamento”.

De forma a ajudar os retalhistas a ajustarem-se a esta nova realidade na área dos pagamentos, a REDUNIQ, marca especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento, tem no mercado uma vasta e diversificada gama de terminais de pagamento automático (TPA) que, além de permitirem aos negócios aceitar pagamentos contactless, facultam uma série de funcionalidades que tornam a atividade retalhista não só mais móvel e digital, como também mais rentável.

Entre estes TPA contactless, contam-se o TPA Android REDUNIQ Smart, que, para além de permitir que um supermercado, loja ou restaurante aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporado um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, e o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma app no smartphone do agente económico.

Neste último caso, de forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e de instalar a app REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o numa verdadeira solução TPA Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por MB Way (NFC e QR Code) ou por cartão contactless.

Para além destas duas soluções, a REDUNIQ oferece aos retalhistas cuja faturação é mais reduzida (ou cujo negócio se processa de forma sazonal) o REDUNIQ Easy, um terminal com uma mensalidade ajustada ao negócio, sem período de fidelização ou receita mínima que lhe permitirá aceitar um pagamento por TPA “tradicional” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, bem como contactless, MB WAY, Google Pay e Apple Pay.