Está à procura do melhor aspirador vertical para fazer da limpeza da sua casa uma brisa? Está cansado de tentar encaixar uma lata volumosa em espaços apertados, e de ter de mudar constantemente de configuração de acordo com o tipo de superfície que está a aspirar? Quer um aparelho que lhe facilite a vida e lhe dê um desempenho de primeira qualidade com o mínimo esforço da sua parte? Então não precisa de mais atenção – um aspirador vertical é perfeito para todas essas necessidades! Neste post de blogue, vamos mergulhar profundamente nos diferentes benefícios de possuir um aspirador vertical e rever algumas escolhas de alta qualidade para que quando chegar a altura de comprar, tenha tudo na ponta dos dedos. Vamos começar!

Embora os aspirados verticais estejam desenhados para serem eficazes na limpeza de grandes espaços, eles podem ser ferramentas versáteis em qualquer casa. São de utilização fácil, e a sua forma distintiva e volumosa permite obter um compartimento de lixo maior, o que poderá ser benéfico se tiver uma grande confusão para limpar. São também excelentes na limpeza de tapetes, visto que podem limpar a maior parte dos pelos de animais e lixo sem dificuldades. No entanto, os aspiradores verticais podem ser mais pesados do que os modelos horizontais ou sem fios, tornando-os menos fáceis de manobrar e transportar, em particular em escadas ou áreas mais estreitas. Qual será o melhor aspirador vertical?

Testámos mais de 120 aspiradores, e abaixo estão as nossas recomendações dos melhores aspiradores verticais. Estas escolhas foram baseadas não só na performance, mas também no design, características e preço. Para mais recomendações de compra, dê uma vista de olhos às nossas listas de melhores aspiradores para carpetes, melhores aspiradores para tapetes de pelo comprido, e melhores aspiradores.

Dyson Ball Animal 3 Extra

O melhor aspirador vertical que testámos foi o Dyson Ball Animal 3 Extra. Este aspirador vertical sem saco tem uma performance global de limpeza excelente numa variedade de superfícies, desde o piso simples aos tapetes de pelo curto e comprido. A cabeça do aspirador tem três opções diferentes, que lhe permitem modificar rapidamente a força de sucção e adequá-la ao tipo de piso. A cabeça tem ainda uma série de palhetas de plástico que previnem a possibilidade de cabelo ficar preso no mecanismo. Pode desligar a escova de rolo, para evitar espalhar lixo. O fio do aspirador é muito longo, por isso não deverá ter de trocar de tomadas enquanto limpa grandes áreas.

Pode limpar áreas de difícil acesso com o tubo e a mangueira, embora seja importante manter o aspirador na vertical, para que a sucção seja feita nessa direção. Vem com um conjunto de acessórios bastante vasto, como uma escova especial para limpeza de animais, uma escova miniatura turbo para limpar estofos, e uma escova de pelo suave para a limpeza de superfícies delicadas. Dito isto, continua a ser um aspirador algo grande e pesado, e alguns dos seus componentes, maioritariamente em plástico, têm um aspeto frágil.

Shark Rotator Lift-Away ADV

O Shark Rotator Lift-Away ADV é uma opção sólida se procura algo mais económico do que o Dyson Ball Animal 3 Extra. Este aspirador vertical sem saco tem uma performance incrível em pisos simples e lida muito bem com lixo em tapetes de pelo curto e comprido, embora não ao nível do Dyson, que é mais caro, e que exerce uma força de sucção maior através da sua cabeça de limpeza, sendo também melhor a aspirar lixo preso em pequenas fendas. No entanto, ao contrário do Dyson, tem um design “Lift-Away”, que permite separar o corpo do aspirador da cabeça de limpeza, o que torna muito mais fácil a limpeza de prateleiras e mobiliário. Tem um par de acessórios, como uma escova miniatura turbo e uma escova de pelo duro para lidar com o lixo encravado.

Este aspirador tem um botão de controlo ajustável de sucção e dois modos de superfície, que mudam a velocidade da escova de rolo, permitindo a adaptação a uma variedade de superfícies de forma rápida. Infelizmente, embora a escova de rolo seja anunciada como tendo a função de autolimpeza, não foi desenhado para ser removido, o que torna muito mais difícil a remoção de cabelos presos. Tem igualmente alguns componentes que necessitam de uma limpeza regular, porém a sua maioria é de fácil acesso, felizmente. Alguns componentes parecem um pouco frágeis, como o comportamento de plástico transparente para o lixo.

Melhor Aspirador Vertical

Melhor aspirador vertical

Kenmore Intuition Bagged

O Kenmore Intuition Bagged é o melhor aspirador vertical de gama média que testámos. Não tem a mesma performance que os modelos mais caros, como o Dyson Ball Animal 3 Extra, em superfícies com carpetes, e tem custos de operação mais elevados do que outras opções como o Shark Rotator Lift-Away ADV, visto que os seus filtros e sacos são de utilização única. No entanto, o seu saco veda partículas finas e pode ser removido do seu compartimento através de um trinco, o que significa que não precisa de se preocupar em deixar uma nuvem de pó e lixo ao esvaziá-lo. Este aspirador tem uma performance geral impressionante tanto em carpetes com pelo curto como comprido, e faz um trabalho soberbo na limpeza de pisos simples, embora o pelo de animais possa ser um pequeno desafio para ele neste tipo de superfícies.

Parecido com a linha de aspiradores verticais “Lift-Away” da Shark, pode separar o corpo da cabeça de limpeza e transportá-lo, tornando mais fácil a limpeza de zonas de difícil acesso com o tubo. Tem igualmente uma cabeça giratória, que permite a manobra à volta de obstáculos com menos dificuldade. No entanto, não possui a função de ajustamento da altura da escova de rolo, o traz algumas dificuldades perante obstáculos a pouca altura do chão. O seu design volumoso pode também dificultar a limpeza debaixo de mesas e cadeiras.

BISSELL PowerForce Helix

Se procura um aspirador vertical a um preço económico, considere o BISSELL PowerForce Helix. Embora este aspirador não pareça tão robusto como modelos mais caros como o Kenmore Intuition Bagged, e tenha uma performance muito pior na contenção de partículas finas, continua a ter uma boa performance em superfícies atapetadas. A sua escova de rolo é ajustável em cinco níveis, o que é raro num aspirador deste valor, o que permite adaptá-lo a diferentes tipos de pisos ou se estiver com dificuldades em aspirar superfícies desniveladas. Visto não ser possível desligar a escova do rolo, deve ter cuidado quando aspira junto a certos obstáculos como borlas de tapetes, que podem ficar rapidamente presas na cabeça do aspirador.

O aspirador é construído maioritariamente em plástico, o que o torna muito leve em comparação com os aspiradores deste género, embora isso comprometa a sua durabilidade. Parece bastante frágil em algumas partes, e a sua estrutura deforma-se ligeiramente quando usado. Felizmente, é bastante fácil de desmontar e voltar a montar, embora deva tomar nota de que será preciso desapertar alguns parafusos para desmontar a escova de rolo, tornando mais aborrecida a tarefa de limpar de cabelos presos.

Shark Cordless Vertex Pro Powered Lift-Away

O Shark Cordless Vertex Pro Powered Lift-Away é uma opção sólida se procura um aspirador vertical, mas não quer ter de lidar com o fio elétrico. O seu design sem-fios permite-lhe limpar áreas longe de tomadas elétricas, mesmo em comparação com o Dyson Ball Animal 3 Extra, com o seu raio operacional de mais de 12 metros, porém sacrificando o tempo de uso. Pode contar com um tempo máximo de utilização de 40 minutos, usando a configuração vertical, embora a sua bateria possa ser descarregada em apenas 10 minutos, se utilizar o modo de poder máximo “Boost”, sendo por isso mais apropriado para a limpeza de áreas pequenas. É bastante semelhante em design ao modelo descontinuado da Shark, o ION P50 Upright, com uma configuração alternativa de “Lift-away”, que permite separar o corpo do aspirador da cabeça de limpeza.