É através do site Znaki.fm.pt que já pode consultar a nova análise de Rodrigo Santos. Desta vez ele foca-se no método de pagamento mais popular português, o Multibanco. Neste artigo são abordados temas como a história do Multibanco em Portugal e como este sistema funciona, como fazer pagamentos através desta opção e onde pode encontrar um ATM multibanco. No final ainda é apresentada uma reflexão final sobre a popularidade deste métodos de pagamento e algumas estatísticas relevantes.

O que é o Multibanco?

A rede multibanco é um sistema de pagamento exclusivo português que foi criado em 1985. Desde então tem sido amplamente usado pelos portuguese e este sistema evoluiu bastante. O Grupo SIBS foi extremamente inovador, quando há mais de 30 anos lançou este sistema, que há data era composto por apenas 9 caixas multibanco e só podia ser usado com cartão multibanco para levantamentos.

Com o passar dos anos esta redes cresceu e atualmente já existem mais de 12 mil caixas multibanco espalhadas pelo país. Atualmente a rede multibanco é muito mais do que apenas algumas caixas de ATM onde se pode levantar dinheiro.

O que está incluindo no mundo do Multibanco?

Já sabe que esta rede iniciou o seu percurso de forma tímida, mas rapidamente integrou outro tipo de serviços. Logo em 1989 foi integrada a possibilidade de fazer alguns pagamentos de contas num multibanco mais próximo, facilitando assim o dia-a-dia de milhares de portugue.

Atualmente o mundo de operações que se podem realizar através da rede multibanco é enorme. Este sistema usa um cartão bancário para as operações realizadas nas máquinas ATM, que vulgarmente é chamado de cartão multibanco. Este cartão é emitido por qualquer um dos bancos PT e pode ser usado, num ATM, para levantar valores, pagar bens e serviços e transferências bancárias.

Como usar o sistema de pagamento Multibanco?

Para se usar o sistema de pagamento multibanco existem dois tipos de opção, o multibanco offline e o multibanco online. Fazer um pagamento offline implica a deslocação ao multibanco mais próximo e o uso do cartao bancário tradicional. Já para fazer um pagamento online os portugueses podem entrar no seu banco digital e usar a referencia multibanco para fazer os seus pagamentos. Desta forma é possível, por exemplo, carregar passe multibanco sem a necessidade de deslocação.

Adicionalmente também existe uma aplicação que pode ser usada para pagamentos nesta rede, com cartão multibanco. Trata-se da app MbWay, que pode ser descarregada através do Google Play Store ou App Store, sendo assim compatível com Android e iOS, respectivamente. Rodrigo Santos diz-nos: “A app MbWay é muito segura e fácil de usar, os utilizadores podem associar os seus cartões bancários na app e dessa forma fazem os seus pagamentos, em poucos segundos.”

Como encontrar uma máquina ATM de Multibanco por perto?

A rede multibanco atual é muito grande e poucas são as localidades portuguesas que não têm pelo menos uma máquina ATM de multibanco, a partir da qual se pode fazer levantamentos, pagamentos e transferências bancárias. De notar que existem um limite máximo para levantamento em euro, de 400 € diários, e o limite transferências multibanco é de 10.000 EUR por operação.

Se procura uma máquina ATM onde possa usar o seu cartão bancário aconselhamos seguir estas dicas:

  1. Consulte o site oficial da rede multibanco ou a sua app;
  2. Use o Google Maps e faça uma pesquisa por “ATM Multibanco”;
  3. Consulte a página web da sua instituição bancária.

Desta forma deverá encontrar um ATM multibanco perto de si para poder realizar todas as operações que necessita.

Reflexão final

Depois de conhecer a rede de pagamentos multibanco, a sua história e os serviços que disponibiliza é fácil perceber a sua popularidade.

Atualmente o multibanco é, sem dúvida, o método de pagamento de eleição dos portugueses.

Os dados estatísticas oficiais desta rede, que estão disponíveis em https://www.sibsanalytics.com revelam que em 2022 o valor mensal de pagamentos mensais em dinheiro nunca ultrapassou a fasquia dos 40 milhões de euros, enquanto que o multibanco oscilou entre 120 e 170 milhões de euros.

Se quiser esclarecer alguma dúvida mais específica sobre a rede multibanco pode contactar esta entidade:

A linha de telefone está disponível 24 horas por dia e tem como principal objetivo auxiliar no caso de extravio ou perda de cartão multibanco.