Embora Portugal tenha muitas oportunidades disponíveis, existe muita escassez nas oportunidades com tetos salariais elevados ou dentro das carreiras que se procuram progredir.
As oportunidades fora de Portugal
Cada vez mais a emigração volta a ser falada com bastante regularidade em Portugal, onde os jovens e jovens adultos olham para outros países da Europa com mais interesse, não pelo maior poder de compra possível, mas sim por verem a possibilidade das suas carreiras serem mais valorizadas e, também, progredir numa área que é de total interesse.
Infelizmente Portugal acaba por ter poucas oportunidades para jovens com elevados estudos, acabando por limitar o sucesso dentro da área que procuram usufruir e ser profissionais. Surgem assim oportunidades, como emprego holanda, onde várias profissões têm escassez de profissionais e os portugueses viajam com todo o interesse.
Carreiras com elevada margem de progresso
A título de exemplo, vários países da Europa têm muita dificuldade em encontrar profissionais em áreas específicas, como na hotelaria ou na área de saúde. Na verdade, duas áreas que estão muito limitadas em Portugal, por vários motivos. Embora a emigração obrigue a uma transição de vida e, também, a uma segunda língua fluente, a margem de progresso é compensatória.
Países como a Holanda, Suíça, Luxemburgo ou o Reino Unido, por exemplo, são países com bastantes portugueses emigrados, fazendo não só uma carreira profissional, como optam por fazer lá toda a sua vida de forma permanente, a longo prazo. O poder de compra é um dos benefícios aproveitados, principalmente quando as grandes cidades de Portugal surgem com preços intolerantes na área do imobiliário.
Como Comparar os Custos de Vida em Países Europeus?
Comparar os custos de vida entre países europeus pode ser uma tarefa complicada, pois existem muitos fatores a considerar. O primeiro passo é determinar quais são os seus principais gastos. Estes podem incluir renda transporte, comida, lazer e outros serviços.
Uma vez identificados estes custos, pode começar a compará-los entre diferentes países europeus, como Portugal. Quando se pensa em emigrar e tirar proveito das oportunidades que surgem noutros países, é necessário ter em mente que não é apenas o salário que tem que ser pensado, mas sim como irá existir equilíbrio entre ganhos e gastos.
Contudo, realça-se que cada vez mais o poder de compra diminui em Portugal e estabelece-se noutros países, pois o custo de vida é similar, mas o mesmo não se reflete nos baixos salários praticados no nosso país. Com isso em mente, as oportunidades surgem e devem ser analisadas, olhando para o bem-estar do presente e do futuro, sendo a Europa um bom rumo.
Como a era digital pode melhorar a procura por emprego
A era digital trouxe consigo uma série de novas oportunidades para aqueles que procuram emprego. Através da internet, os candidatos podem aceder a um número maior de ofertas de emprego e também ter acesso a informações sobre as empresas e os seus requisitos.
Além disso, as redes sociais (como o LinkedIn) permitem que os candidatos criem perfis profissionais onde podem partilhar informações relevantes sobre si próprios e as suas habilidades, tornando-se assim mais visíveis para potenciais recrutadores. Agora é possível realizar entrevistas pelo Skype ou similar, não sendo necessário viajar e procurar a sorte!