10 Delícias que Começam com a Oitava Letra do Alfabeto
Você já parou para pensar em quantas delícias começam com a letra “H”? Este artigo irá levá-lo em um passeio gastronômico através de algumas comidas deliciosas que têm algo em comum: todas elas começam com a oitava letra do alfabeto. Afinal, quando falamos de “comida com H”, não estamos falando apenas de “hambúrgueres”; há um mundo inteiro de sabores para explorar!
1. Hambúrguer
Vamos começar pelo clássico. A origem do hambúrguer é objeto de debate, mas a versão moderna que conhecemos hoje é geralmente atribuída aos Estados Unidos. No entanto, a ideia de moer carne e moldá-la em uma forma fácil de comer é muito mais antiga e pode ter raízes na Europa.
Feito tradicionalmente de carne moída (geralmente bovina), ele é geralmente servido com alface, tomate, queijo e, às vezes, outros itens como bacon, entre duas metades de um pão. As variações vegetarianas e veganas, que utilizam ingredientes como grão-de-bico, feijão preto ou soja, também ganharam popularidade nos últimos anos.
2. Hummus
Hummus é uma pasta feita principalmente de grão-de-bico e tahine, originário do Oriente Médio. A palavra “hummus” significa “grão-de-bico” em árabe, e acredita-se que essa pasta tenha sido consumida na região por séculos. É um prato fundamental na culinária de países como Líbano, Turquia, e Síria.
Feita com grão-de-bico misturada com tahine, alho e limão. Rico em proteínas e fibras, é uma opção de alimento saudável que pode ser usado como um mergulho para legumes e pães ou como um complemento em pratos variados.
3. Hot Dog
O “cachorro-quente”, ou hot dog, é outra comida rápida e popular que começa com a letra “H”. Embora o hot dog como o conhecemos seja considerado uma invenção americana, suas raízes podem ser rastreadas até as salsichas europeias, particularmente as da Alemanha e da Áustria (como a salsicha de Frankfurt e a Viena).
O hot dog é um prato que consiste de uma salsicha servida em um pão cortado ao meio. Embora seja original dos Estados Unidos, muitos países têm suas próprias versões, acrescentando ingredientes como chucrute, maionese, batata palha e até purê de batata.
4. Halwa
Halwa é um termo usado em várias culturas para descrever diferentes tipos de doces densos. A palavra “halwa” é de origem árabe e significa “doce”. Este prato é popular em diversas culturas, incluindo a indiana, a do Oriente Médio e a do Norte da África, e cada uma tem sua própria variação, utilizando ingredientes locais.
Se refere a uma grande variedade de doces em várias culturas do Oriente Médio, Ásia do Sul e Norte da África. Dependendo da região, pode ser feito de ingredientes como semolina, cenoura ou lentilhas, e geralmente é adoçado com açúcar ou mel.
5. Harees
Harees é uma papa de trigo que é popular em países árabes. É frequentemente servida com carne e é considerada um alimento muito nutritivo. Tem origens no mundo árabe e é especialmente popular nos Emirados Árabes Unidos e em outros países do Golfo. É um prato tradicional durante o mês sagrado do Ramadã e outras celebrações islâmicas
O harees é uma papa grossa feita de trigo, carne (geralmente frango ou cordeiro) e uma mistura de especiarias. É especialmente popular durante o Ramadã e outros festivais islâmicos. Seu alto valor nutricional o torna ideal para pessoas que estão jejuando.
6. Hotpot
O hotpot tem várias origens, com diferentes versões encontradas em toda a Ásia. Na China, por exemplo, é conhecido como “huǒguō” e é popular especialmente durante os meses de inverno. O Japão, a Coreia e outros países asiáticos têm suas próprias variações. Os ingredientes variam, mas geralmente incluem carnes e vegetais que são cozidos em um caldo delicioso.
É um prato social que envolve cozinhar uma variedade de ingredientes em um caldo efervescente. Os ingredientes podem incluir diferentes tipos de carne, frutos do mar, cogumelos e legumes. Cada pessoa cozinha seu próprio alimento diretamente na panela, tornando a experiência uma atividade comunitária.
7. Halloumi
Halloumi é um queijo único porque não derrete facilmente, tornando-se perfeito para grelhar. Pode ser servido em saladas, sanduíches ou como um petisco por si só. Originário de Chipre e é muito popular na culinária grega e do Oriente Médio. Ele tem uma longa história e é um dos queijos mais antigos ainda em produção.
É um queijo cipriota conhecido por seu alto ponto de fusão, o que permite que seja grelhado ou frito sem derreter. Tem uma textura emborrachada e um sabor salgado, e é muitas vezes servido como um petisco ou em saladas.
8. Haddock
Haddock é um tipo de peixe frequentemente usado em pratos como “fish and chips”. Feito com um peixe encontrado no Atlântico Norte e é especialmente popular na Grã-Bretanha e na Irlanda. É muitas vezes comparado ao bacalhau e tem uma longa história na culinária desses países.
Opeixe de água salgada popular na culinária britânica e canadense, é frequentemente defumado e serve como base para pratos como o “fish and chips”. Também pode ser cozido no vapor, grelhado ou assado.
9. Havarti
O havarti é originário da Dinamarca e foi criado na metade do século 19 por um fazendeiro chamado Hanne Nielsen. Foi nomeado em homenagem à fazenda onde foi primeiro produzido, chamada “Havarthigaard” e é conhecido por sua textura suave e sabor delicado, o que o torna uma excelente escolha para sanduíches e tábuas de queijo.
Esse queijo dinamarquês de textura semi-macia e sabor suave e amanteigado. É muito versátil e pode ser usado tanto em pratos quentes como frios. Sua textura cremosa o torna excelente para derreter, tornando-o uma escolha popular para sanduíches ou como parte de uma tábua de queijos.
10. Horchata
A horchata tem várias origens, dependendo dos ingredientes usados. A versão espanhola, feita de chufa, tem raízes na época da ocupação moura. Versões feitas de arroz são populares na América Latina e parecem ter evoluído independentemente. Por isso, é feita geralmente de arroz, é refrescante e muitas vezes servida gelada.
Uma bebida doce feita a partir de arroz ou chufa (um tipo de tubérculo). É popular na Espanha e em várias partes da América Latina. Tem um sabor levemente cremoso e é frequentemente aromatizado com canela e baunilha.
Dica Extra de Comida com H
Hachis Parmentier
O Hachis Parmentier é um prato francês que é essencialmente uma versão sofisticada do “escondidinho” ou do “shepherd’s pie” britânico. É feito de purê de batata e carne moída (geralmente bovina ou de cordeiro), que são camadas alternadas em um recipiente e depois assadas até dourar. O prato leva o nome de Antoine-Augustin Parmentier, um agrônomo francês que foi fundamental na promoção da batata como um alimento básico na França durante o século 18.
Conclusão
Ao considerar essa ampla gama de comidas e bebidas que começam com a letra “H”, fica claro que esta letra oferece uma verdadeira cornucópia de opções deliciosas e diversificadas. Assim como, aoconhecer a origem dessas deliciosas comidas e bebidas que começam com a letra “H”, você não só satisfaz o paladar como também faz uma viagem pela história e pela cultura de várias partes do mundo. Desde fast-foods até pratos saudáveis, de sobremesas até pratos principais, a “comida com H” oferece algo para todos os gostos e ocasiões.