Regra geral, um crédito pessoal é uma forma de fazer face a uma necessidade premente de financiamento. Isto adquire uma dimensão ainda mais importante quando o que está em causa é o pagamento de uma dívida ou um imprevisto e não existe o dinheiro suficiente para dar a volta ao assunto.

Quando isto acontece, todos queremos que o nosso crédito pessoal nos permita mitigar o nosso problema ou necessidade, e seja aprovado o mais rapidamente possível, mas como? É o que veremos de seguida.

Dicas para obter uma aprovação rápida de crédito pessoal

Opte por uma solução de crédito pessoal online

Como a burocracia envolvida em todo o processo é menor e mais simples, já que tudo é tratado online e de forma autónoma, o crédito pessoal online é mais rápido do que um “tradicional” pedido de crédito num balcão físico sendo que, na maior parte dos casos, o prazo de resposta à sua solicitação é de entre 24 e 48 horas e, uma vez validado, o montante é depositado na sua conta até dois dias úteis depois.

O primeiro passo a dar, como é óbvio, é procurar por um banco/ instituição de crédito online que lhe permita simular e calcular um pedido de financiamento para o montante e prazos que tenciona pedir.

É exatamente isto que acontece, por exemplo, na página de crédito pessoal do UNIBANCO.

Para além de, rapidamente, ficar a saber qual a mensalidade que ficará a pagar todos os meses, através do simulador, dá-lhe também informação sobre a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e a TAN (Taxa Anual Nominal) que são aplicadas ao valor pedido e qual será o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.

Depois da simulação feita no site desta marca pertencente à Instituição Financeira de Crédito UNICRE, terá de preencher um formulário online onde deve inserir os seus dados pessoais e os documentos solicitados e finalizar o seu pedido de empréstimo. Entre os documentos pedidos contam-se, normalmente, o:

  • Últimos 3 recibos de vencimento
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de NIB/IBAN

Como referimos, após uma rápida análise e aprovação, o UNIBANCO colocará o dinheiro à sua disposição no prazo de alguns dias úteis.

Não ter registos de incumprimento no Banco de Portugal

Quando pede um crédito a uma instituição financeira (ou mesmo um cartão de crédito), o seu nome fica registado na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal, na qual constam todas as pessoas singulares e coletivas que tenham um qualquer empréstimo superior a 50 euros.

Caso, por alguma razão, falhe o pagamento de uma prestação, o seu nome fica imediatamente comprometido no Banco de Portugal e o incumprimento registado no seu Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Isto acaba, como se percebe, por ter consequências na aprovação do seu crédito pessoal, uma vez que o Banco de Portugal impõe legalmente que não tenha quaisquer registos de incumprimento.

Conta bancária com saldo positivo

Sempre que pede um crédito pessoal, as instituições financeiras analisam o histórico da sua conta bancária antes da aprovação do pedido.

Caso o seu saldo esteja muitas vezes em saldo negativo, essas mesmas instituições podem considerar que é um cliente de risco e negarem-lhe o crédito.

Por isso, procure manter a sua conta bancária com saldo positivo (e que revele consistência), pois este é um indicador da sua capacidade de cumprir os compromissos assumidos no contrato de crédito.

Comprovar que tem uma situação profissional estável

A par de uma conta com saldo positivo de forma consistente, na análise do pedido a instituição vai procurar saber se tem uma situação profissional estável que demonstre que o risco que a instituição assume ao emprestar-lhe dinheiro é muito baixo.

Calcule a sua taxa de esforço

Para além de servirem de comprovativo da sua situação profissional, uma das razões pelas quais as instituições financeiras lhe pedem comprovativos dos recibos de vencimento e do IRS deve-se à taxa de esforço.

Isto é, através destes documentos, as instituições poderão analisar o seu perfil de consumo e qual o peso que um crédito terá no seu orçamento mensal.

De forma resumida, a Taxa de Esforço calcula-se pela divisão dos seus encargos financeiros com créditos pelo seu rendimento líquido ou do seu agregado familiar a multiplicar por 100. Caso o valor da sua taxa de esforço for superior a 40%, há uma grande probabilidade de o seu crédito pessoal não ser aprovado.

Ter mais do que um titular na proposta de crédito

De forma a aumentar a probabilidade de ter o crédito aprovado, é importante indicar dois titulares na proposta de crédito. É natural que as instituições financeiras prefiram mais do que uma pessoa a assumir o compromisso de reembolsar o dinheiro emprestado.

Contrarie o peso da sua idade na decisão

A idade pode ser um fator determinante para a obtenção de crédito. Ser demasiado novo ou demasiado velho pode levar à recusa do seu crédito. Por um lado, sendo demasiado novo e nunca tendo solicitado um crédito, você ainda não deu provas de que é um bom pagador e de que consegue pagar o crédito que está a pedir. Se, por outro lado, tiver uma idade mais avançada, a agência pode considerá-lo como um cliente de maior risco, uma vez que pode não ter pela frente os anos de vida suficientes para cumprir com as obrigações do contrato de crédito até ao final.

Apesar das instituições de crédito já levarem em conta estes aspetos, procure antecipar esta questão e previna-se contra uma recusa do crédito. Se considerar que a sua idade pode ser um entrave, pense em indicar um fiador que inspire confiança à instituição financeira. Desta forma, é provável que a questão da sua idade não se chegue sequer a colocar.