A Virgem Maria revelou três “segredos” em 1917 aos visionários, que cativaram o mundo e até alertaram para o futuro.

Em 1917, três crianças pastoras relataram uma série de revelações privadas da Virgem Maria, nas quais ela lhes revelou segredos que eram confusos na altura, mas que mais tarde foram confirmados por acontecimentos mundiais.

Uma das visionárias, Lúcia, escreveu mais tarde o que viu e ouviu, e o texto pode ser encontrado no website do Vaticano.

PRIMEIRO SEGREDO DE FÁTIMA – VISÃO DO INFERNO

A primeira parte é a visão do inferno. Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados neste fogo estavam demónios e almas em forma humana, como brasas transparentes queimadas, todas negras ou bronzeadas, flutuando no conflito, agora levantadas para o ar pelas chamas que saíam de dentro de si mesmas juntamente com grandes nuvens de fumo, agora caindo de todos os lados como faíscas num enorme incêndio, sem peso nem equilíbrio, e entre gritos e gemidos de dor e desespero, que nos horrorizavam e nos faziam tremer de medo. Os demónios podiam distinguir-se pela sua assustadora e repulsiva semelhança com animais assustadores e desconhecidos, todos negros e transparentes. Esta visão durou apenas um instante.

Nossa Senhora falou-lhes então e explicou-lhes que a devoção ao Imaculado Coração de Maria era um meio para salvar as almas de irem para o Inferno.

“Viste o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para os salvar, Deus deseja estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se o que vos digo for feito, muitas almas serão salvas e haverá paz”.

SEGUNDO SEGREDO DE FÁTIMA – GUERRA MUNDIAL I & II

A guerra vai acabar: mas se as pessoas não deixarem de ofender a Deus, uma guerra pior irá rebentar durante o Pontificado de Pio XI. Quando virdes uma noite iluminada por uma luz desconhecida, sabei que este é o grande sinal que Deus vos deu de que ele está prestes a punir o mundo pelos seus crimes, através da guerra, da fome e das perseguições à Igreja e ao Santo Pai. Para evitar isto, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração, e a Comunhão de reparação nos Primeiros Sábados.

Nossa Senhora de Fátima falou então dos “erros” da “Rússia”, que muitos acreditam ser uma referência ao “comunismo”. O caminho para a paz é uma Marianconsecração especial.

Se os meus pedidos forem atendidos, a Rússia será convertida, e haverá paz; se não, espalhará os seus erros pelo mundo, causando guerras e perseguições à Igreja. O bem será martirizado; o Santo Pai terá muito a sofrer; várias nações serão aniquiladas. No final, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, e ela será convertida, e será concedido ao mundo um período de paz.

 

TERCEIRO SEGREDO DE FÁTIMA – PENITÊNCIA E TENTATIVA DE ASSASSINATO PAPAL

O terceiro segredo contém muitas imagens apocalípticas, incluindo uma visão de um papa que é fuzilado. O Papa João Paulo II acreditava que esta visão tinha muito a ver com a sua própria experiência, embora a Virgem Maria nunca mencione pormenores específicos.

Segundo a interpretação dos “pastorinhos”, que também foi confirmada recentemente pela Irmã Lúcia, “o Bispo vestido de branco” que reza por todos os fiéis é o Papa. Ao percorrer com grande dificuldade o seu caminho em direção à Cruz no meio dos cadáveres dos mártires (Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e muitos leigos), também ele cai no chão, aparentemente morto, sob um granizo de tiros. Após a tentativa de assassinato de 13 de Maio de 1981, parecia evidente que era “uma mão materna que guiava o caminho da bala”, permitindo que “o Papa em sua garganta” parasse “no limiar da morte”.

Outra grande parte desta terceira visão é a penitência, chamando o mundo a voltar para Deus.

Depois das duas partes que já expliquei, à esquerda de Nossa Senhora e um pouco acima, vimos um Anjo com uma espada flamejante na mão esquerda; piscando, emitiu chamas que pareciam incendiar o mundo; mas morreram em contacto com o esplendor que Nossa Senhora irradiava da mão direita para ele: apontando para a terra com a mão direita, o Anjo gritou em voz alta: ‘Penitência, Penitência, Penitência!

Como nota, embora estas visões sejam certamente assustadoras e tenham cativado o mundo, estas ainda se enquadram na categoria de “revelação privada”, e não fazem parte da “revelação pública” da Igreja que se encontra na Bíblia e que é interpretada na Tradição sagrada. Os católicos não são obrigados a dar o consentimento religioso a (acreditar) qualquer coisa que seja uma revelação privada, pois são obrigados a dar o consentimento religioso aos ensinamentos da Igreja.